terça-feira, 11 de novembro de 2008

Comentários sobre a realidade

Palavras da Sra. Tânia, Relações Públicas da ADVB
(palestrante de ontem no RP em Ação):
"A performance do profissional é validada pela sua atuação, e não por seu conhecimento e experiência".

PA-PA-PA-PA-PARÔÔÔÔ!!
SÓ UM POUQUINHOOO!!

Tudo bem, a moça falou bem na palestra.
Tudo bem, ela tem um currículo respeitável.
Mas eu discordo dela.
Discordo simplesmente porque isso não condiz com a verdade!

Tem empresa por aí pedindo EXPERIÊNCIA em vagas de ESTÁGIO!!
É... você achou um absurdo? Eu também.
Estágio serve para adquirirmos experiência, e não para termos nossa experiência colocada a prova.
Mas não é isso o que o mercado pede. Pedem estagiários com experiência, para atividades que não condizem com seus cursos.
Vou dar meu exemplo: curso Relações Públicas, e faço um estágio... e minha função no estágio é ser RECEPCIONISTA. Absolutamente NADA contra a função, mas onde está meu aprendizado? Onde está o "colocar em prática o que aprendo na sala de aula"? Onde está meu futuro? Onde está minha experiência para futuros estágios e empregos? Todos os meus estágios até agora não continham atividades condizentes com o curso (tá, eu fiz estágio num setor de Cerimonial, mas me colocaram para ser mais auxiliar de escritório do que auxiliar de eventos!!), e daí eu não consigo bons estágios porque não tenho experiência, e daí que isso torna-se um círculo vicioso. "Um cachorro correndo atrás do próprio rabo", como diria uma professora com quem tenho aula.
Experiência não conta?
Então tá...

E o conhecimento não conta?
Conta sim!
Voltando aos estágios (que são a minha realidade, pois só fiz estágios até agora), há vagas que pedem conhecimentos absurdos para um estudante. Idiomas, softwares, intercâmbios, CNH (siiiimmm!! Tem empresa que pede estagiário com CNH!!), etc, etc, etc... até parece uma vaga de emprego para ser diretor de uma multinacional! E os menos abonados, que não fazem cursos de idiomas e softwares porque não têm GRANA para isso? Nem vou falar de intercâmbios nesse caso, né? Não precisa...

É, às vezes pessoas renomadas também se equivocam.
Às vezes fico pensando: qual será o futuro de pessoas (estou me incluindo nessas pessoas!) que fazem estágios não condizentes com seu curso? Como será quando forem enfrentar o mercado de trabalho formal, e depararem-se com vagas desse tipo:

Empresa admite: Relações Públicas

Requisitos: sólida experiência em comunicação interna e externa, planejamento estratégico e assessoria de imprensa.

Poderíamos adquirir essa experiência em estágios, mas...

Nenhum comentário: