terça-feira, 26 de maio de 2009

Desde quando animais são brinquedos?

A ALPA – Associação Leopoldense de Proteção aos Animais – é uma sociedade civil fundada em 1984. Essa organização surgiu com o objetivo de recolher animais abandonados, cuidar deles e encaminhá-los à adoção. Pelo jeito, esse ERA o objetivo da ALPA.
Hoje, o Jornal do Almoço veiculou uma matéria sobre a gravíssima situação dessa ONG. Desde janeiro, a Prefeitura de São Leopoldo não repassa a vera mensal de seis mil reais para a ALPA. Sem salário há dois meses, os funcionários abandonaram seus trabalhos e também os animais.
A cena é horripilante: animais largados a própria sorte, famintos e com sede. Alguns já sem os pelos, devido à sarna que os corrói. Alguns mordendo as grades das jaulas, de tanto desespero. Alguns mortos, no meio de tantos outros que ainda lutam pela sobrevivência.
É chocante ver o descaso com que os mais de quatrocentos cachorros estão sendo tratados. A reportagem mostrou voluntários da ONG dando comida e água aos animais. Só quando eles lembram ou podem ir ao local é que os animais comem. E a diretora da ALPA, disse o que sobre a situação? Ela disse que os animais estão comendo mais agora do que na outra administração. Só se o meu conceito de comer demais for diferente do dela. Aqueles animais estão morrendo de fome, e ela diz que eles comem demais? Devo ter ouvido mal. Ela não disse isso.
A vida desses animais está condicionada a diversos fatores. Os voluntários têm que lembrar de dar água e comida a eles. Os funcionários, incluindo a veterinária, não podem cuidar deles enquanto não forem pagos. A Prefeitura diz que não repassará verbas sem uma prestação de contas, o que a atual diretoria ainda não fez. Uma nova eleição na ALPA demoraria cerca de 40 dias. Ou seja, tudo conspira para que o fim desses animais seja muito triste.
Quando será que as pessoas vão aprender que animais não são brinquedos? Animais sofrem com a fome, a sede, o frio e a falta de cuidado. Diferente de um morador de rua, um animal não pode trabalhar, pedir ou até mesmo roubar para se alimentar. Animais dependem de seres humanos. Humanos que neste caso são muito desumanos.

Nenhum comentário: